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Zannt

Conseguimos reconhecer uma tendência de massa quando vemos algo por toda parte.

O surgimento da internet no final do anos 90 e aplicativos como instagram e facebook, democratizaram ainda mais a moda e fez surgir um fenômeno: a tendência de massa. Hoje, as tendências são disseminadas por blogueiras e digital influencers, que gostam de se posicionar como lançadoras de moda.

Sabendo disso, as marcas apostam em algo que a indústria de moda (os desfiles e birôs de estilo) já ditaram e distribuem essas peças às influencers e assim, passamos a ver em nossa timeline uma overdose de imagens similares. De tanto ver essas imagens, acabamos nos afeiçoando e imaginado que aquilo cabe ao nosso estilo e logo se torna desejo. As revistas de moda também tem um papel importante neste processo. Quando fazem matérias como: “tem que ter” aumentam o desejo .

Duas tendências que tem chamado a atenção sobre este fenômeno são: a estampa Vichy e as correntes de óculos.

A estampa Vichy (que está em TODO lugar – inclusive em biquínis), surgiu no final dos anos 50 e e tem seu nome inspirado na cidade francesa de Vichy. É uma padronagem quadriculada pequena, que pode ser encontrada nas variantes vermelho com branco e preto com branco. A estampa ficou famosa quando a atriz francesa Brigitte Bardot usou um vestido com esta padronagem para seu segundo casamento. A padronagem começou a aparecer nos desfiles em 2015, estourando como tendência forte apenas dois anos depois. As tendências demoram de uma ano e meio a dois anos após os desfiles para chegar ao varejo de massa. Esta estampa pode até ser considerada atemporal, porém, está sendo tão utilizada (até em acessórios) que se tornou repetitiva.

As famosas correntes de óculos tem pipocado no Instagram e nos street styles. As correntes sempre tiveram a função de prender o óculos. Alguma empresas decidiram transformar isso em acessório e, iniciaram em 2013 um movimento de correntes delicadas com ares de joia.  Logo depois, apareceu no desfile da Balenciaga no formato maxi e desde então, se tornou must have do inverno e permanecerá no verão. O acessório tem uma função, principalmente quando se está na praia. Porém, as correntes exageradas se tornaram algo estranho, ainda mais de quem não tem firmeza de estilo para usar.

Quando tendências como essas surgem, sempre pense se aquilo tem verdadeiramente a ver com seu estilo. Ou dica é: eu conseguirei usar essa peça daqui seis meses? Se a resposta for não, não compre. Desta forma, você investe seu dinheiro em algo que verdadeiramente irá usar.

Beijos,

Fernanda