A importância das cores nas roupas - A importância da escolha de cores em uma coleção
Postado em Dicas

Quantas vezes estamos procurando uma roupa nova e nos deparamos com uma peça incrível, tecido ótimo, caimento excelente mas a cor…..

Adequar a cor ao tecido certo e ao modelo certo é um desafio. Muitas vezes, as marcas não fazem as suas peças pilotos em todas as cores que pretendem produzir e, quando a peça chega pronta vem o baque: ficou feio!

Estamos contando por aqui detalhes do desenvolvimento de uma coleção. Já falamos sobre a importância de escolher bons tecidos, pesquisa de tendências e hoje falaremos sobre a escolha das cores.

Todos os fabricantes possuem uma cartela de cor, que é atualizada a cada estação. A cartela sempre leva em consideração as tendências da estação vigente. Porém, nem todos os tecidos que serão comercializados poderão ser comprado em todas as cores da cartela. Cada tecelagem escolhe as cores que cada tecido será produzida.

Aconteceu na Zannt

Vamos compartilhar uma situação com cor que aconteceu aqui na Zannt. Planejamos fazer uma camiseta básica com manga e decote em couro eco. Escolhemos para a camiseta uma malha bem delicada feita de fibra de bamboo (fibra natural que deixa a pele respirar). Pedimos ao fornecedor um corte – um corte quer dizer uma amostragem de tecido para montar a primeira peça. Quando este tecido chegou, na cor branca, foi uma imensa decepção. O branco, apesar de ser uma cor comum e amplamente conhecida, tem vários tons. O tom que chegou era de “branco azulado”, ou seja, comparado ao couro branco parecia azul.

Acabamos desistindo desta peça da forma que foi originalmente pensada e iremos fazer dois modelos para usar ambos tecidos. Tentamos sempre que possível pedir os cortes nas cores que pretendemos trabalhar. Isso faz com que não tenhamos surpresas como a que aconteceu com tecido branco.

Um cuidado especial

Sempre que escolhemos um tecido e uma cor, fazemos uma amostragem de solidez. Esta amostragem é feita para saber se a cor é sólida (se ela não manchará/desbotará) após a lavagem.

Cortamos um quadrado no tamanho de 15 cm por 15 cm e colocamos para lavar na máquina, como se fosse uma peça sendo lavada após o uso. Esta pequena amostra nos revela qual a porcentagem de encolhimento deste tecido e claro, a sua solidez de cor. É horrível quando compramos uma peça e ela encolhe ou desbota após a lavagem! Para esta coleção, estamos usando tecidos que já são naturalmente estáveis, porém, optamos por fazer esse teste antes para garantir que a sua peça permaneca a mesma após o uso!

 

 

 

Não há comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Carrinho de compras